Sócia

Auditoria Legal, Direito do Trabalho, Governança Corporativa e Compliance

Formação Acadêmica
Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pós-Graduação em Direito Empresarial com Ênfase em Direito Societário (MBA Executivo) pela FGV (2002)
Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS (2007)
MBA Executivo Internacional– Business and Management for International Professionals – University of Califórnia – Irvine (2003)
Curso de Extensão em Auditoria Legal (Due Diligence)
Especialização em Compliance e Controles Internos – Saint Paul (2017)
Especialização em Compliance e Governança Corporativa – Insper (2016)

Associações e Comitês
Conselheira da OAB/SP (triênio 2016/2018)
Relatora da 2ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP (triênio 2016/2018)
Membro Efetivo do Comitê para Escolha do 5º Constitucional da OAB/SP (Triênio 2016/2018)
Membro Efetivo do Comitê de Direito do Trabalho da OAB/SP
Membro da Comissão de Processo Judicial Eletrônico (PJE), pela OAB/SP, junto ao TRT de São Paulo
Delegada Sindical do Sindicato das Sociedades de Advogados de São Paulo – SINSA
Membro da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil – Britcham
Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB
Membro da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP
Membro da International Bar Association – IBA
Membro da American Bar Association – ABA.
Membro do CESA – Centro de Estudo das Sociedades de Advogados

Reconhecimentos
Chambers Latin America Client’s Guide 2017 – Chambers & Partners – Ranked Lawyer
Legal 500 – Labor – Ranked Lawyer –  2014 / 2016

Idiomas
Português e Inglês

Advogada com mais 20 anos de experiência na área trabalhista, dos quais, nos últimos 10 anos com atuação, concomitante, nas áreas de Planejamento Sucessório e Compliance, Governança Corporativa e Ética empresarial.

Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie no ano de 1999 e Pós-graduanda em Administração de Empresas pela FGV (MBA executivo) com ênfase em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria.

Possui especializações em Direito Empresarial pela FGV, com ênfase em Direito Societário; certificação MBA internacional pela mesma instituição; e, extensão MBA internacional em Direito Financeiro e Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais.

Iniciou carreira no escritório Mascaro e Nascimento Advogados. Em 2000, foi admitida como advogada associada da área trabalhista pelo escritório Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados, passando a coordenar a área a partir de 2004 e tornando-se única sócia responsável pela área trabalhista e Compliance em 2011, com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, até o final de 2016, quando fundou com outros sócios o escritório Filhorini, Blanco e Carmeline Sociedade de Advogados.

Possui larga experiência na emissão de pareceres e opiniões legais  em todos os assuntos relacionados às relações de trabalho, inclusive relativos à medicina e segurança do trabalho, implantação de sistemas diferenciados de remuneração, revisão de procedimentos trabalhistas, auditoria legal e due diligence, com destaque para a identificação de práticas gerenciais que acarretem passivo futuro e contingenciamento para as empresas, e adequação das práticas trabalhistas com vistas à prevenção de riscos e redução de custos.

Responsável pela implantação, em grandes empresas privadas e de economia mista, de programas inovadores de Participação nos Lucros ou Resultados, Sistemas diferenciados de remuneração, Stock Options e Programas de Demissão Voluntária, bem como pelo gerenciamento de crises trabalhistas.

A sua experiência no contencioso se destaca na condução dos processos de alta complexidade, em todas as instâncias e junto aos principais Tribunais Trabalhistas, sobretudo em sustentações orais e elaboração de memoriais. Esta mesma experiência se estende além da Justiça do Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, desenvolvendo-se tanto na área individual como na área coletiva, onde se estendem as negociações coletivas e dissídios coletivos de grande expressão, sobretudo relacionados aos Sindicato dos Bancários de São Paulo, Metalúrgicos do ABC e São Jose dos Campos, Publicitários, Comerciários e do ramo hoteleiro e alimentício.

A extensa atuação em escritório full service permitiu o desenvolvimento de expertise nas áreas de Planejamento Sucessório no contexto de operações de fusão e aquisição, privatizações e reestruturações societárias, assim como em processos de recuperação e reorganização de empresas.

Iniciou sua atuação na área de Compliance e Governança Corporativa há mais de 13 anos, como responsável pela adequação das normas empresariais em conformidade com as normas locais e mundiais de diversos bancos estrangeiros e agências de cooperação, com destaque para revisão e implementação de todo o Compliance de um dos principais bancos federais japonês.

Possui relevante experiência na avaliação das práticas adotadas por clientes, em conformidade com regulamentos e políticas internas, bem como assessoria no desenvolvimento de procedimentos de integridade e no desenvolvimento de programas de Compliance e treinamentos.